Pular para o conteúdo principal

Prainha Branca – Guarujá / Bertioga - Descubra o Guarujá

Este artigo Prainha Branca – Guarujá / Bertioga apareceu primeiro em Descubra as Praias de Guarujá.

Foto destacada da Praia Branca em Guaruja

A praia Branca Guarujá/Bertioga SP ou “Prainha Branca” como é conhecida, não só é uma das mais belas da região como também é uma das Praias do Guarujá mais procurada, principalmente por jovens e a galera mais “roots” que curtem camping e um contato mais próximo com a natureza.

O mar da prainha branca é bem agitado, logo, tome muito cuidado ao entrar no mar. As extremidades da praia são com águas mais calmas, excelentes para tomar um banho de mar.

Se você está buscando uma praia que valha a pena visitar?

Então, você está no lugar certo, nesse artigo vamos falar da Prainha Branca, algumas caraterísticas da praia, além de dicas importantes que você deve saber antes de visitar esse pequeno paraíso.

Onde fica a Prainha Branca no Guarujá – Bertioga

A Prainha Branca fica no litoral sul paulista, cerca de 120 km da capital, está localizada na Serra do Guararú, situada entre umas das áreas mais preservadas da Mata Atlântica.

Muitas pessoas se enganam quando pensam que a Prainha Branca está localizada em Bertioga, devido seu fácil acesso logo após a balsa que divide Guarujá/Bertioga, mas a Prainha pertence ao distrito de Guarujá.

No mapa da Ilha do Dragão é a última praia de Guarujá já na divisa com Bertioga.

Por esse motivo, atraem turistas tanto de Guarujá quanto de Bertioga, pois o início da trilha que dá acesso a praia é bem ao lado da balsa.

Informações e Dicas da comunidade da Prainha Branca
Rodeada de muito verde e com um mar incrível, a Prainha Branca conta com uma comunidade caiçara que vive há mais de séculos na região, apesar de ter difícil acesso.

A comunidade caiçara que mantém uma cultura simples como estilo de vida é muito bem estruturada e conta com escolas que atendem até a 4ª série, além de mercearia, padaria, restaurantes e até mesmo uma igreja (Imaculada da Conceição).

Além do turismo, muitos nativos da comunidade caiçara dependem da pesca como meio de geração de renda.

As famílias tradicionais criam tarrafas para a pesca artesanal, a pesca é comercializada tanto fora da cidade (regiões vizinhas), como também abastecem os restaurantes da própria praia branca.

Características: da Prainha Branca em Guarujá/Bertioga (Surf + Natureza)

A Prainha Branca em Guarujá, recebe turistas durante o ano todo, sendo grande parte sufistas em busca de boas ondas, estrangeiros que se identificam com a simplicidade e o estilo da comunidade e também a galera mais “roots” que buscam campings e experiências mais simples curtindo um bom som do estilo “Reggae” que ecoa por todas as partes da Prainha.

Com maior volume de turistas durante as férias de verão e feriados prolongados, a badalação corre solta na prainha com bares que, geralmente contam com música ao vivo.

Por muito tempo a prainha branca atraia mais surfistas, adoradores do reggae e pessoas que procuram um maior contato com a natureza e belas paisagens, porém hoje a praia também é muito frequentada por famílias e crianças que adoram o mar calmo nas extremidades da praia.

A Prainha Branca é bem diferente se comparado às praias do Guarujá quem são mais conhecidas e frequentadas como a praia da enseada, praia das pitangueiras, praia de Pernambuco, e até mesmo a Praia do Tombo a única praia do litoral paulista com certificação internacional “Bandeira Azul” que atesta a qualidade de águas e encosta e também sedia campeonatos de surf.

Se você pretende fugir um pouco das praias mais urbanizadas e movimentadas, a Prainha Branca em Guarujá é uma das melhores opções.

A Prainha Branca em Guarujá também possui uma excelente infraestrutura para turistas e viajantes que buscam um local tranquilo para curtir a praia, descontrair e relaxar.

O que fazer e Infraestrutura da Praia Branca em Guarujá/Bertioga
A praia Branca em Guarujá/Bertioga conta com uma infraestrutura simples, porém muito boa.

Possui diversos bares e restaurantes que oferecem lanches, refeições, bebidas variadas, açaí, entre outros.

Claro que se for na alta temporada terá que ter um pouco mais de paciência na espera do seu pedido, vale ressaltar que muitos dos comércios possuem máquinas de cartão, porém não são todos, sendo assim se for visitar a prainha branca vá preparado.

Se for até a prainha branca, não deixe de conhecer a praia Preta e a praia de Camburi.

Principalmente se sua ideia for relaxar e quem sabe, por aquela leitura em dia.

Vai adorar a tranquilidade que irá encontrar nesse local.

Trilha da Praia Preta

A pequena trilha da Praia Preta dura cerca de 30 minutos, é acessível a partir da Prainha Branca, vale o esforço pois o cenário é composto por muita natureza e um mar azulado incrível.

Cachoeira da Praia do Camburi

Se estiver na disposição e com vontade de se deliciar em um belo banho de Cachoeira, vale a pena estender a trilha até a Praia do Camburi.

Da prainha Branca você consegue acessar as mais belas praias desertas do Guarujá, como a Praia Preta e a Praia de Camburí.

Através de uma trilha, na Cachoeira da praia do Camburí, você vai encontrar o mais lindo recanto do Guarujá.

Vídeo e Fotos da Prainha Branca – Guarujá/Bertioga

E aí, preparado para essa aventura? Então dê uma olhada em algumas fotos e um pequeno vídeo da Prainha Branca no Guarujá e já sinta um pouco do que está por vir… Bora?

Acesso: A Trilha de travessia para a Prainha Branca

Vista da Balsa e Inicio da Trilha da Prainha Branca no Guaruja SP

O acesso para a prainha branca é feito por trilha ou via travessia de barco (que sai de Bertioga), geralmente a opção mais escolhida é por trilha.

A trilha é pavimentada em grande parte do seu percurso, o que torna sua travessia em grau leve, em algumas partes tem corrimões e apenas em alguns momentos você vai encontrar pequenos obstáculos, mas nada demais.

Então podemos considerar que a trilha de travessia até a prainha Branca é bem tranquila, porém esteja preparado.

Pois são mais de 1 km de trilha entre subida e descida, e leva cerca de 30 a 40 minutos para chegar até a praia.

#Dica: Leve uma garrafinha de água para se hidratar durante a caminhada.

A trilha é muito bem sinalizada então, não se preocupe, pois não tem erro de como chegar até a prainha. Todo o percurso é feito em meio a muito verde e com um ar puro incrível, o que traz bem estar gostoso, além de revigorar qualquer pulmão carregado e poluído pelo ar dos grandes centros.

Vale muito a pena a travessia e não temos dúvidas de que você vai adorar conhecer a comunidade caiçara da Prainha Branca em Guarujá e se encantará com toda a beleza natural ali preservada.

Onde Ficar: Pousadas, Chalés e Campings na Prainha Branca
Muitos optam por visitar a Praia Branca, passar o dia e depois fazer a travessia de volta.

Porém, se você pretende ou gostaria de se hospedar na Prainha Branca, saiba que isso é possível.

Se a sua ideia for passar mais que um dia na comunidade para curtir ao máximo as belezas daquele lugar, na Prainha branca você encontrará diversas opções de campings (para os mais aventureiros e a galera “roots”) e encontrará também: pousadas, alguns chalés e suítes como opções de onde ficar por lá.

Outra opção é se hospedar em outras Praias de Guarujá ou em Bertioga e passar o dia na prainha branca, se for cedo é possível curtir muito e conhecer bastante coisa.

Pousada e Camping Larica’s

Com o turismo sendo a principal fonte de renda da comunidade, você vai encontrar algumas opções de camping, pousada e restaurante tanto na praia, como o “Larica’s“, bem conhecido e um dos maiores, como também mais adentro da comunidade caiçara.

A pousada e Camping Larica`s é uma tradição da praia Branca, atrai a galera que curte acampar ao som de um “reggae”, além de parte ser um restaurante que oferece boas refeições, porções e bebidas para os turistas e surfistas também passam por ali.

Chalés e Suítes:

Além de Pousadas e Camping’s, na praia Branca em Guarujá é possível se hospedar em Chalés e Suítes que ficam localizadas dentro da comunidade caiçara.

Camping’s:

Agora se você curte acampar, na Prainha Branca opções de Camping`s não faltam. Alguns são mais próximos da Praia e os outros camping’s ficam dentro da comunidade.

Só não é permitido o acampamento selvagem na Praia Preta, por exemplo.

Mapa da Praia Branca em Guarujá

Veja no Mapa a localização exata da Prainha Branca em Guarujá.

Como chegar e Estacionamento – Prainha Branca
Se estiver vindo por Bertioga (via balsa), a Prainha Branca é a primeira da ilha de Guarujá.

Agora se estiver no Guarujá e for visitar a praia branca, é a última praia na ponta da “Ilha do Dragão”, está localizada à 29 km do centro (praia de pitangueiras).

Se optar por ir de ônibus, do centro de Guarujá até a Prainha Branca são dois ônibus municipais (um até a Praia de Perequê e outro até a Balsa Guarujá/Bertioga), o ponto final é justamente a balsa, onde está a entrada da trilha para a prainha.

Se for de carro, pegue a direção sentido a Praia de Pernambuco (estrada de Pernambuco), após a praia da enseada no mesmo sentido para chegar às praias do Éden e Praia do Sorocotuba.

Siga pela estrada de Pernambuco até o final sentido balsa, vai passar pela Praia de Perequê, aproveite e dê uma parada para apreciar a bela paisagem de Perequê.

O visual dos barcos parece cena de novela. Se você gosta de peixes e frutos do mar, na volta vale a pena dar uma para e comprar peixes frescos nas barracas pescadores bem em frente a praia.

Continuando o trajeto até a prainha Branca, siga pela Rod. Ariovaldo de Almeida de Viana, da Praia de Perequê até a prainha são mais 15 km, cerca de 20 minutos de carro.

Aproveite para apreciar o passeio, a estrada é muito boa e bem sinalizada, sem contar com o verde incrível ao longo de todo o percurso.

Durante esse percurso você, cerca de 6,5 km antes de chegar á balsa Guarujá/Bertioga, você irá passar pela casa de shows muito conhecida a “Café de La Musique”.

Como também passará pelos condomínios de Tijucopava, Iporanga e Pinheiros, onde estão localizadas as mais belas praias desertas e preservadas de Guarujá – SP, com acesso controlado pelos próprios condomínios.

No condomínio Iporanga, por exemplo, é possível conhecer três praias:

A Praia de Iporanga – Onde é possível tomar um banho de cachoeira.

A Praia de São Pedro – Linda praia com um visual incrível e muito procurada por surfista,
devido seu mar de tombo e altas ondas.

E a praia de Conchas – Uma praia tranquila e com poucas ondas, excelente para famílias com crianças.

Bem, são lindas praias e que também vale e muito a pena conhecer. Leia mais sobre neste artigo que preparamos para você.

Chegando ao final da rodovia você encontrará a balsa divisa Guarujá/Bertioga, do seu lado direito já é possível avistar a entrada e início da trilha que dá acesso a prainha Branca.

Cerca de 100/150 mts da balsa tem alguns estacionamentos, não são muitos, então se estiver no Guarujá e for visitar a prainha branca, vale a pena ir cedo para passar o dia.

O valor do estacionamento varia em torno de 15 a 20 reais, depende da época do ano.

“Não é aconselhável” deixar o carro na rua.

Considerações finais – Prainha Branca Guarujá/Bertioga

A prainha Branca é lugar realmente lindo e ainda muito preservado do nosso litoral paulista. Possui uma infraestrutura simples, porém muito acolhedora.

Se você gosta de praias mais preservadas e com ambiente mais descontraído, a prainha Branca com certeza é uma excelente escolha.

A Prainha é sem dúvida nenhuma uma das mais belas praias de Guarujá, porém a região ainda conta com outras inúmeras praias muito preservadas e pouco conhecidas pelos viajantes.

Espero que tenha gostado das nossas dicas e que possam auxiliar em seu planejamento de viagem, podendo aproveitar e curtir ainda mais as belas Praias do Guarujá.

Seja um turista consciente, leve sua sacolinha para Praia e recolha o seu lixo. Se cada um fizer a sua parte, teremos lindas praias preservadas por muitas e muitas gerações.

Arrume as Malas e #PartiuPraia



Este artigo Descubra o Guarujá – Venha Curtir as Praias do Guarujá http://bit.ly/2TMyqqD apareceu primeiro em Descubra o Guarujá – Praias e Turismo em Guarujá.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Passeios de Jet ski e Lancha no Guarujá

Este artigo Passeios e Aluguel de Jet Ski em Guarujá apareceu primeiro em Descubra as Praias de Guarujá . Já imaginou conhecer as mais belas praias de Guarujá e curtindo um delicioso e divertido passeio de Jet Ski? Se está planejando curtir uma praia no Fds, saiba que na região existem muitas marinas que realizam desde passeios de lancha como também disponibilizam aluguel de jets ski. Agora, se você tem o seu próprio jet ski, também irá encontrar diversas Marinas bem próximo e/ou a beira mar na Praia da Enseada , onde poderá deixar o seu jet. Uma ótima opção para quem deseja ficar alguns dias curtindo as férias em Guarujá. Proporcionando uma certa economia, além de ótima localização facilitando os seus passeios. Mas atenção, vale ressaltar que para pode alugar um jet ski em Guarujá, é imprescindível ao menos habilitação de arrais amador. Essa carteira de arrais amador é obtida em qualquer capitania dos portos, mediante aprovação em exame. É expressamente proibida a prá